A campanha de vacinação contra raiva de cães e gatos no DF fechou o primeiro dia, da etapa urbana, com 40.312 animais atendidos, de acordo com balanço divulgado, ontem, pela Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, responsável pela ação que se repetirá nos dias 21 e 28 de setembro
“O objetivo da campanha é o controle da doença de forma intensiva e a ampliação da cobertura vacinal para complementar o trabalho da rotina”, afirma a médica veterinária Cleide Santana, chefe do Núcleo de Vigilância de Animais Domésticos.
Durante todo o sábado, foram atendidos cães e gatos nas cidades de Águas Claras, Asa Norte, Asa Sul, Brazlândia, Candangolândia, Cruzeiro, Itapoã, Jardim Botânico, Lago Norte, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, São Sebastião, Sudoeste, Varjão, e Vicente Pires.
Segundo a veterinária, esta é a 36º edição da campanha e desde 2001 o Distrito Federal não registra casos de raiva canina e felina. “Em 2013, tivemos dois casos confirmados, um de bovino e outro de morcego. A única e última vez em que tivemos um caso humano foi em 1979”, relata.
No próximo sábado dia 21, será a vez dos moradores de Ceilândia, Estrutural, Gama, Parkway, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II; em 28 de setembro, recebem a campanha Guará, Samambaia, Santa Maria, Sobradinho I, Sobradinho II, Taguatinga e Fercal protegerem seus animais.
CAMPANHA -
A ação começou em agosto na área rural e é promovida pela Vigilância Ambiental. A meta é vacinar 270 mil cães e gatos.
A campanha antirrábica é realizada anualmente, sempre nos meses de agosto e setembro. Em 2012, foram vacinados 222.266 animais - 198.097 cães e 24.169 gatos. De acordo com a chefe do Núcleo de Vigilância de Animais Domésticos, os cães e gatos devem ser vacinados a partir dos três meses de idade e os animais vacinados pela primeira vez devem repetir a vacina após 30 dias.
CRONOGRAMA
28/9/2013 – Guará, Samambaia, Santa Maria, Sobradinho I, Sobradinho II, Taguatinga e Fercal.
0 Comentários