Líderes de reclamação poderão ser multadas em até R$ 6 milhões
As
empresas de telefonia que violam os direitos do consumidor poderão
receber multa de até R$ 6 milhões, aplicada pelo Procon-DF, que, em
decorrência do elevado número de reclamações, realizará amanhã a
Operação Linha Dura.
"As empresas de telefonia
lideram o ranking de maus fornecedores, e essa medida é uma forma de
fazê-las entender que não vamos mais admitir tamanha violação de
direitos", ressaltou o diretor da autarquia, Todi Moreno.
Em 2012, a telefonia figurou
na primeira posição do ranking de reclamações fundamentadas –
levantamento que reúne os fornecedores que mais geraram reclamações na
Instituição, no Distrito Federal.
Dessa lista, quando se consideram somente as cinco primeiras posições, três são ocupadas por empresas de telefonia fixa e móvel.
"Os infratores precisam ser
responsabilizados até que solucionem os problemas e prestem um melhor
serviço ao cidadão que paga por ele, pois o Procon-DF não vai passar a
mão na cabeça de ninguém", completou Moreno.
Durante a operação, será
divulgado o ranking de fornecedores e problemas mais comuns. Será ainda
apresentado o grupo de trabalho criado para apurar as irregularidades
cometidas pelo setor.
Estarão presentes ao ato o
secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Alírio Neto; o
diretor do Procon-DF, Todi Moreno; o vice-diretor, Marcos Lopes;
representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF);
e representantes da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor.
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