No dia 20 de abril a
Administração Regional de Brasília realizará, em parceria com a Federação
Brasiliense de Dominó, um campeonato em comemoração ao aniversário de Brasília.
Para participar é necessário
montar as duplas e se inscrever no site da Administração; as inscrições são
gratuitas.
O campeonato será realizado no
Clube dos Previdenciarios de Brasília (712/912 sul), que apoia o evento.
A programação começa às 9h,
com a cerimônia de premiação marcada para as 16h.
Inscreva-se já e convide os amigos!
Informações: 33290475
Serviço
Campeonato de Dominó Brasília
53 anos
Dia: 20 de abril (sábado) Horário: 9h às 16h
Local: Clube dos Previdenciários de Brasília
(912/712 Sul)
Inscrições pelo site: http://www.brasilia.df.gov.br/
Outras informações visite:
www.ternodebranco.com.br
Anexo
REGRAS SIMPLIFICADAS
1º- As partidas podem ser batidas ou fechadas. Se um
atleta tiver jogado todas as pedras, a sua dupla ganha todos os pontos das
pedras que não foram jogadas, dos adversários e do seu parceiro. Se a mão for
fechada, a dupla que tiver menos pontos ganha todos os pontos das pedras não
jogadas, dos 4 jogadores. Se empatar ninguém ganha ponto.
2º - A partida é de 150 pontos ou 30 minutos, o que
alcançar primeiro. Esgotado os 30 minutos, mesmo se estiver jogando uma mão, a
partida continua até o final daquela mão. O sistema de competição é o Suíço,
que consiste em ordenar todos os participantes de acordo com os resultados
parciais, disputando a 1ª dupla contra a 2ª; a 3ª contra a 4ª; a 5ª contra a
6ª, sucessivamente, até que a penúltima dupla jogue contra a última. Para a 1ª
rodada, faz-se sorteio. Parágrafo Único - Os critérios de classificação, a
partir da segunda partida até a última, serão os seguintes:
a) Partidas ganhas; b) Efetividade (saldo de pontos; c) Somatório dos pontos-prós.
a) Partidas ganhas; b) Efetividade (saldo de pontos; c) Somatório dos pontos-prós.
3º - A dupla que, voluntariamente ou não, se apresentar com atraso à mesa
de jogo que lhe corresponda, será penalizada da seguinte forma:
a) De 2 (dois) a 5 (cinco) minutos, será
descontado 10% (dez por cento) da meta do jogo;
b) De 5 (cinco) a 10 (dez) minutos, será descontado 20%
(vinte por cento) da meta da partida;
c) Acima de 10 (dez) minutos, imposição de WO (200X0),
cartão vermelho. Pode jogar outra partida.
Obs: em
caso de abandono, a infratora perde de 200X0, leva vermelho e suspensão do próximo torneio.
4º - O tempo máximo de uma jogada é de 20 segundos; e, em
situações de fecha, de 1 (um) minuto. Não se poderá fumar, comer, beber ou
telefonar na área do recinto da partida durante sua realização.
5º - Os atletas deverão manter atitude e postura
uniformes durante as partidas, com ambas as mãos debaixo da mesa, olhando para
a mesma ou para as pedras ali colocadas, e permanecer em completo silêncio, sem
fazer quaisquer movimentos, gestos ou sinais anormais, que sejam presumidos
como comunicações não permitidas, sob pena de advertência e/ou imposição de
Cartão Amarelo, e desconto de 30 pontos.
6º - É expressamente proibido qualquer conversa entre os
atletas de ambas as duplas durante as partidas. Os comentários deverão ser
efetuados ao se finalizar a mão e, nunca por muito tempo superior a 1 (um)
minuto, sem se alterar a voz e nem referir-se aos adversários. Se o árbitro
constatar essa irregularidade, decretará a imposição de Cartão Amarelo à dupla
infratora, descontando-lhe 20%, ou seja 30 pontos da dupla infratora.
7º - As partidas se iniciam de acordo com os seguintes
procedimentos:
a) Em primeiro lugar, se voltam as pedras (fichas) com os pontos para baixo;
a) Em primeiro lugar, se voltam as pedras (fichas) com os pontos para baixo;
b) Em seguida, quaisquer dos atletas mexe todas as pedras
e cada um escolhe a sua. Corresponderá sair aquele que apresentar a pontuação
mais alta. No caso de empate na pontuação, o atleta que possuir o naipe mais
alto, será o saidor;
c) Uma vez mexidas (mescladas) as pedras (fichas), cada
atleta deve escolher 7 (sete) delas, começando pelo saidor da mão, seguido pelo
atleta à sua direita e assim sucessivamente até o último, aquele que mexeu as
pedras (fichas). O saidor terá a opção de mesclar novamente as pedras, porém se
o fizer, será o último a pegá-las (mesmo assim ele ainda será o saidor da mão).
Se algum atleta levanta mais de 7 pedras e as vê todas, se procederá a mesclar
novamente todas as pedras e se, ao contrário, não as vê todas ou nenhuma, o atleta
que lhe falta pedras procederá a tomar daquelas não vistas;
d) Em seguida, o saidor colocará a pedra (ficha) inicial,
virada para cima, no centro aproximado da mesa, que poderá estar previamente
marcada. A pedra (ficha) de saída será colocada de tal forma que, em caso de
ser uma bucha (doble), será em sentido paralelo à posição saidor e, em caso de
ser uma pedra mista (de duas cabeças), em sentido vertical à posição do saidor,
orientada com o maior valor para a frente (lado do parceiro). Depois de colocada
a pedra no centro da mesa, nenhum atleta poderá movê-la daquele lugar;
e) As pedras pegadas da mesa deverão ser deixadas como caiam e devem permanecer na mesma posição e ordem que estavam inicialmente, isto quer dizer que os atleta não poderão tocá-las, nem trocá-las de lugar, nem mesmo para fechar os espaços entre elas.
e) As pedras pegadas da mesa deverão ser deixadas como caiam e devem permanecer na mesma posição e ordem que estavam inicialmente, isto quer dizer que os atleta não poderão tocá-las, nem trocá-las de lugar, nem mesmo para fechar os espaços entre elas.
f) As pedras deverão ser colocadas sobre a mesa de
maneira suave (sem batê-las nem golpeá-las) e uniforme, devendo ficar
encostadas completamente às já existentes (colocadas), sem deixar espaços
abertos. Os atletas devem usar sempre a mesma mão, para colocar a pedra na
mesma mão, e sempre fazê-lo da mesma forma: se usar dois dedos, três ou quatro
dedos, o fará sempre de maneira similar, igualmente se empurrá-la com um dedo,
depois deverá colocá-la da mesma forma durante todo o jogo.
g) Quando se coloca uma pedra (ficha) que deva dobrar o
carilhão, por falta de espaço suficiente, se dobrará no sentido anti-horário;
h) No caso de haver o mesmo naipe nos dois lados da mesa,
o atleta, na sua vez de jogar, deve fazê-lo pelo lado mais próximo a ele, ou
jogar pelo lado direito.
8º- A Organização resolverá os casos omissos.
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